segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Formula 1


Bicos de carros em formato de órgão genital vem aí em 2014

No mar de incertezas em meio a uma das maiores mudanças de regulamento que a F1 já viveu de um ano para o outro, já é consenso entre os projetistas que decuparam as novas regras que o carro será feio. Não que tudo vá mudar, na verdade a alteração mais sensível para quem observa de longe, sem o olhar mais técnico, será nos bicos.
Quem achava o bico com degrau feio, se prepare. As pontas dos narizes para esse ano já viraram motivo de piada nos bastidores da Fórmula 1, mesmo antes de apresentados oficialmente pelas equipes. A comparação geral é com o órgão sexual masculino. Não acredito que vá ser o tipo de design que todos vão se acostumar com o passar do tempo. Se as previsões se confirmarem, os carros serão horríveis.
É óbvio que os projetistas não estão preocupados com a beleza. O trabalho deles é desenhar o carro mais rápido, de acordo com as restrições do regulamento que têm em mãos. Para 2014, a regra manda que a altura máxima da ponta dos bicos seja diminuída de 550 mm para apenas 185 mm. Caso as equipes optem por um nariz igual ao da temporada passada, por exemplo, dentro dessa nova regra, o fluxo de ar embaixo do carro seria severamente prejudicado.
O jeito encontrado de equilibrar o conjunto, foi desenhar isso:
Com o estreitamento da ponta do nariz, é possível dosar a quantidade de ar que passa por baixo do carro e a que é forçada contra o nariz para gerar downforce. Todo esse carnaval foi proposto por um motivo simples e importante: dar mais segurança aos pilotos.
Como o bico anterior era alto demais, em casos de colisões de um carro na traseira de outro, em altas velocidades, o resultado era sempre a perigosa decolagem descontrolada do veículo de trás – como aconteceu com Mark Webber no GP de Valência em 2010. Numa linguagem curta e grossa, o bico antigo se “enganchava” com mais facilidade ao pneu do carro da frente.
O novo nariz, por ser muito baixo, vai prevenir tais acontecimentos. É provável que em casos de toques traseiros o bico se quebre, ou o pneu do carro da frente fure, mas que o carro não seja catapultado. Se por um lado a beleza manda lembranças, a segurança será definitivamente melhorada.
A confirmação do design será feita no próximo dia 24, quando a McLaren lança o seu novo carro. A Ferrari agendou o seu evento para o dia seguinte. No dia 28, durante os primeiros testes coletivos em Jerez, é certo que veremos a Caterham e a Mercedes com modelos novos. As outras equipes ainda não confirmaram oficialmente se usarão carros novos durante esses treinos. Apenas a Lotus já declarou que não irá participar dos testes, adiando, por sua vez, o lançamento do carro para 2014.
A Williams, com Felipe Massa, confirmou que estará em Jerez. Porém, não deixou claro se utilizará o novo carro no treinamento.
  Fonte: Portal Terra

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