Formula 1
Bicos de carros em formato de órgão genital vem aí em 2014
No mar de incertezas em meio a uma das maiores mudanças de regulamento que a
F1 já viveu de um ano para o outro, já é consenso entre os projetistas que
decuparam as novas regras que o carro será feio. Não que tudo vá mudar, na
verdade a alteração mais sensível para quem observa de longe, sem o olhar mais
técnico, será nos bicos.
Quem achava o bico com degrau feio, se prepare. As pontas dos narizes para
esse ano já viraram motivo de piada nos bastidores da Fórmula 1, mesmo antes de
apresentados oficialmente pelas equipes. A comparação geral é com o órgão
sexual masculino. Não acredito que vá ser o tipo de design que todos vão se
acostumar com o passar do tempo. Se as previsões se confirmarem, os carros
serão horríveis.
É óbvio que os projetistas não estão preocupados com a beleza. O trabalho
deles é desenhar o carro mais rápido, de acordo com as restrições do
regulamento que têm em mãos. Para 2014, a regra manda que a altura máxima da
ponta dos bicos seja diminuída de 550 mm para apenas 185 mm. Caso as equipes
optem por um nariz igual ao da temporada passada, por exemplo, dentro dessa
nova regra, o fluxo de ar embaixo do carro seria severamente prejudicado.
O jeito encontrado de equilibrar o conjunto, foi desenhar
isso:
Com o estreitamento da ponta do nariz, é possível dosar a quantidade de ar
que passa por baixo do carro e a que é forçada contra o nariz para gerar
downforce. Todo esse carnaval foi proposto por um motivo simples e importante:
dar mais segurança aos pilotos.
Como o bico anterior era alto demais, em casos de colisões de um carro na
traseira de outro, em altas velocidades, o resultado era sempre a perigosa
decolagem descontrolada do veículo de trás – como aconteceu com Mark Webber no
GP de Valência em 2010. Numa linguagem curta e grossa, o bico antigo se
“enganchava” com mais facilidade ao pneu do carro da frente.
O novo nariz, por ser muito baixo, vai prevenir tais acontecimentos. É
provável que em casos de toques traseiros o bico se quebre, ou o pneu do carro
da frente fure, mas que o carro não seja catapultado. Se por um lado a beleza
manda lembranças, a segurança será definitivamente melhorada.
A confirmação do design será feita no próximo dia 24, quando a McLaren lança
o seu novo carro. A Ferrari agendou o seu evento para o dia seguinte. No dia
28, durante os primeiros testes coletivos em Jerez, é certo que veremos a
Caterham e a Mercedes com modelos novos. As outras equipes ainda não
confirmaram oficialmente se usarão carros novos durante esses treinos. Apenas a
Lotus já declarou que não irá participar dos testes, adiando, por sua vez, o
lançamento do carro para 2014.
A Williams, com Felipe Massa, confirmou que estará em Jerez. Porém, não
deixou claro se utilizará o novo carro no treinamento.
Fonte: Portal Terra
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